Lendo...

Lendo

   Olá corujitos!

   Agora a noite estava viajando na net quando li, num dos blogs que eu sigo, sobre um novo desafio literário. O blog Escolhendo Seu Livro explicava tudo sobre e convidava a participar... Me cocei e CLARO que corri para me inscrever.
   A proposta é de outro blog, Na Parede do Quarto e que vocês podem ficar a vontade pra participar!
Já mandei minha inscrição, agora é só ler! Hihihi.
   Será que vou conseguir?! Já estou participando de um anterior, no blog Querida Prateleira e vai ser bem interessante pra mim, porque nunca fiz de nada assim e é um incentivo a ler coisas que estão há muito tempo na minha prateleira!

 Bem, segue o desafio do blog ESCOLHENDO SEU LIVRO.

Um livro por mês, todos os meses do ano
Janeiro: Comecemos o ano com leveza! Neste mês é tempo de relaxar, então escolha aquela história bem gostosa em que o protagonista esteja fazendo uma grande viagem. Pode ser internacional ou por aqui mesmo, desde que você se sinta confortável e, merecidamente, de férias.

Fevereiro: Mudando um pouco de ares, tenho certeza de que você já ouviu falar de um tal de Steampunk por aí, não é mesmo? Então, neste mês, sua missão é encontrar um livro do gênero e nos contar sobre as aventuras que teve em tempos antigos, sombrios e, paralelamente, tecnológicos.

Março: Em março, no Brasil, o outono está chegando. As folhas amadurecem e também as suas leituras o farão. Deixe o estranhamento de lado e escolha um clássico da Literatura Mundial. Se precisar de umas dicas, esta lista publicada no site da Revista Bravo pode ajudar bastante.

Abril: Não sei bem explicar o motivo, mas acho abril um mês apaixonante. Então escolha um romance água com açúcar e acompanhe-me no desafio.

Maio: Pensando um pouco nas capas dos livros, sugiro que escolham um de capa vermelha, de qualquer gênero, para combinar com a cor do amor de mãe.

Junho: Você só gosta de romances ou novelas? Mas dessa vez vou sugerir um tipo de texto mais curto e serei democrática. Escolha uma coletânea de contos ou de crônicas ou de poesia.

Julho: Neste outro período de férias, sugiro que viajemos mais além. Além das fronteiras reais, para onde apenas a imaginação é capaz de ir. Em julho, o desafio é ler algo do gênero de fantasia.

Agosto: Estamos em tempos de liberdade de expressão, então fica a seu cargo selecionar um livro que já  tenha sido proibido ou censurado, no passado, para entender um pouco mais de sua história. Mais uma vez, uma listinha amiga pode te ajudar.

Setembro: Em setembro, como é meu aniversário (risos), sugiro a vocês que leiam literatura brasileira e, mais uma exigência, contemporânea!

Outubro: 2012 foi o ano das distopias. Ainda assim, não creio que em 2013 elas possam ser ofuscadas pelas invasões zumbis. Mantendo a tradição viva, em outubro, escolha um livro do gênero distópico.

Novembro: Às vezes tenho a impressão de que todos os livros publicados no Brasil já foram best-sellers do The New York Times. Na dúvida, quero que você escolha um de seu gosto, que tenha na capa aqueles dizeres bem bregas: "best-seller do The New York Times por 541541654 semanas".

Dezembro: Em 2013, você vai terminar o ano encucado com algum enigma policial. Mas serei específica; escolha um romance policial ou suspense que contenha a palavra "morte" em seu título. Fácil, né?
Agora os temas do blog QUERIDA PRATELEIRA.
 
Na prateleira em janeiro: Já que é mês de férias, a ideia é ler um livro cujo tema seja aventura ou viagem. 
Na prateleira em fevereiro: Como o mês é curto e alguns viajam por causa do carnaval, vocês deverão ler um livro com 150 páginas ou menos.
Na prateleira em março: Já que é o mês em que é comemorado o dia internacional da mulher, a ideia é simples: Ler um chick-lit.
Na prateleira em abril: Nesta época, no ano passado, li Jogos Vorazes. Então, só consigo pensar em uma coisa para este mês, que são as distopias. Topam? 
Na prateleira em maio: Que tal lermos algum clássico? Não importa se é nacional ou internacional, o importante é que o título seja considerado um clássico. 
Na prateleira em junho: É mês dos namorados, então chegou a vez de pegar um livro do autor Nicholas Sparks, ou algum livro que tenha como tema o amor dos dois personagens (mas amor de pai, mãe e amigo não vale, hein!).
Na prateleira em julho: Como é um mês mais tranqüilo e a maioria está de férias de novo, vamos treinar outro idioma (afinal, não estamos com toda aquela correria). Leia um livro em qualquer idioma que não seja o português. Para quem não sabe outro idioma, o mês fica livre para vocês escolherem, mas quem sabe, vamos lá, sem preguiça! Se você nunca começar, nunca vai treinar e sempre vai pensar que é chato ler em outra língua, né? Além disso, pode estar perdendo de ler um livro super legal...
Na prateleira em agosto: Pessoalmente, considero Agosto como sendo um mês propício para ler o gênero policial ou ficção/fantasia. Então fica a critério de vocês.
Na prateleira em setembro: Já que é o mês da independência do Brasil, vocês deverão ler um livro de algum autor nacional da atualidade.
Na prateleira em outubro: Mês do Halloween, do terror... Então por que não ler um livro do autor Stephen King? Ou, para aqueles não gostam de terror, vocês deverão ler um livro infantil ou infanto-juvenil, já que também é mês das crianças.
Na prateleira em novembro: É mês de Ação de Graças. Sei que no Brasil não comemoramos, mas por que não sermos gratos às coisas boas do ano, né? Neste mês vocês lerão um livro sobre uma história de superação ou do valor da amizade, do amor, etc.
Na prateleira em dezembro: É o último mês do ano, então vamos ser bem clichês e escolher livros que se passem no período de Natal ou que tenham este feriado como tema.
 
Agora é só correr pro abraço, digo, livros!
Beeijos e até a próxima!


2 Comentários

  1. Oi Priscila!!
    Esse outro desafio também é bem bacana hein?! Boa sorte com os desafios, depois vai contando quais foram suas escolhas.

    Bejinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que vou postando... É porque sou muito indecisa, então melhor escolher em cima da hora.. ihihihihih, Mas já tenho mais ou menos uma ideia de quais serão!!

      Excluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.