Lendo...

Lendo

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry


Sinopse

À primeira vista, um livro para crianças. Na definição de Antoine Saint-Exupéry, seu autor, "um livro urgentíssimo para adultos", o que talvez explique a extraordinária sobrevivência literária de O Pequeno Príncipe. Publicado pela primeira vez em 1943 na Nova York em que foi escrito e, no ano seguinte, na França, o livro chegou à Agir com o componente de acaso que, em geral, cerca a edição de fenômenos editoriais, já que a obra havia sido comprada por outra tradicional editora brasileira, que desistiu da publicação. Traduzida primorosamente por D. Marcos Barbosa, a versão brasileira chegou à livrarias em 1952, tendo vendido desde então mais de 4 milhões de exemplares.

Le Petit Prince, The Little Prince, El Principito, Der Kleine Prinz - em qualquer uma das mais de 150 línguas em que é publicado, causa encanto a história do piloto cujo avião cai no deserto do Saara, onde ele encontra um príncipe, "um pedacinho de gente inteiramente extraordinário" que o leva a uma jornada filosófica e poética através de planetas que encerram a solidão humana em personagens como o vaidoso, capaz de ouvir apenas elogios; o acendedor de lampiões, fiel ao regulamento; o bêbado, que bebia por ter vergonha de beber; o homem de negócios que possuía as estrelas contando-as e encontrando-as em ambição inútil e desenfreada; a serpente enigmática; a flor a qual amava acima de todos os planetas.

"Na primeira noite adormeci pois sobre a reai, a milhas e milhas de qualquer terra habitada. Estava mais isolado que o náufrago numa tábua, perdido no meio do mar. Imaginem então a minha surpresa, quando, ao despertar do dia, uma vozinha estranha me acordou. Dizia:- Por favor desenha-me um carneiro!"


Resenha

   O livro está na minha estante há seculos e nunca tive o interesse de pegá-lo, mesmo as pessoas falando muito bem dele. 
   Passamos para o mês de fevereiro e mudou o tema do Desafio Literário, onde eu tinha que ler um livro com menos de 150 páginas e o único na minha estante era ele!!
   Li tão rapidinho!
   O livro é uma gracinha. Tem ilustrações do autor e uma inocência e sabedoria que não cabem no livro! Um livro para adultos, mas do jeito de crianças.
    Separei alguns trechos que achei importante...
"É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar. A autoridade repousa sobre a razão."
"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegue julgar-te gema, eis um verdadeiro sábio."
"Os vaidosos só ouvem os elogios."
"Havia um homem que se dizia sério. Era vermelho e cheio de orgulho. Não era homem, era cogumelo."
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
"Só se vê bem com o coração."
"O que faz a sua beleza é invisível."

São essas coisas que tornam este pequeno livro tão grande!! Recomendo!!! Acredito que toda criatura humana deveria le-lo!! Cinco corujinhas pra ele!!

Avaliação


Beeijos e até a proxima !!!



Deixe um comentário

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.