Lendo...

Lendo

Sinopse - As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.


Resenha

O livro conta a estória de Charlie, um menino que se sente estranho e isso piora com a morte do seu melhor amigo.
Charlie tem dificuldades para se relacionar com as pessoas. Não que ele seja autista, mas ele parece que vive num mundo paralelo e sofre sozinho.
Tudo começa a mudar quando ele conhece Sam e Nada, ou melhor, Patrick (leiam e vejam o filme que entenderão!). Eles o aceitam como realmente é e ajudam Charlie a "participar" da vida.
Charlie, quando está só, sofre muito. Entendi como se fosse uma síndrome do pânico ao contrário, que só ataca quando ele está só.  É uma tristeza profunda e ele só pensa em coisas ruins. Ele tenta lutar contra isso o tempo todo. Não pense que o livro é "depressivo" por causa disso porque não é, pelo contrário, isso são vírgulas na vida de Charlie.
Sam e Patrick o levam para a sua primeira festa. Ele bebe, fuma, usa drogas... Experimenta tudo, mesmo que "meio sem querer" , mas isso não faz dele um drogado, "cracudo" ou viciado... São apenas experiências e sensações.
Nosso protagonista adora música e o ápice do livro é quando ele tenta explicar o que sente... 


Ele beija, lê, namora, se diverte, fica triste, lê, sai com os amigos, separa da namorada, sofre, lê, ajuda Patrick, fica feliz, Patrick o beija, fica desconfortável, lê, separa dos amigos, fica com a irmã, a ajuda, lê, fica satisfeito e por aí vai... Charlie é um mundo de emoções dentro de um corpo inocente e ingênuo. 
Ele se apaixona por Sam e ela se preocupa com ele. O ensina a agir de acordo com suas vontades e não pela vontades dos outros. 
Os dois tem um momento mágico juntos, pelo menos era para ser, e Charlie "trava". Não por ela, não que ele não quisesse, mas é algo que pode ser a resposta por ele ser desse jeito.
Charlie fazia tratamento psicológico para superar a morte da tia e de seu amigo, pessoas que ele mais amava. Incrível que, com o que se descobre, ele não menciona raiva de ninguém em momento nenhum. Já eu, queria MATAR determinado personagem.

O livro é escrito em 1ª pessoa e são cartas que Charlie envia a um "amigo". Pessoa que você não sabe quem é em momento algum (entenda como se fosse para você mesmo).
Eu simplesmente amei. Charlie é de uma inocência e ingenuidade que chega a doer. Eu tenho um primo que é parecido com ele (é autista) e pode acreditar, essa doçura e inocência existe!
O livro é bem intenso e o personagem vai melhorando sua escrita durante o livro. Foi proposital, já que o professor de Charlie o incentiva a ler e escrever toda a semana.
Tive uma certa invejinha de Charlie com tantos livros que ele ganhou. Ele lia e relia. MORRI!
O final é emocionante... Não posso escrever mais, já dei muitos spoilers! hahaha

Avaliação:


Beijos e até a próxima!
Priscila Domingues 



4 Comentários

  1. Segui como super estúpida pelo projeto da Sarah assim que conseguir sigo como meu outro perfil bjkas
    www.marasemalca.com.br
    Carolina Mara Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não achei esse livro tão bom ? gostei só que nem tanto !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, às vezes eu fico constrangida quando todo mundo gosta e eu não.
      mas assim, eu vi o filme primeiro e depois li o livro... Me fez entender melhor!

      Excluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.