Lendo...

Lendo

Olá minhas corujas, tudo bem? Espero que sim!
Comigo está tudo ótimo e na correria de sempre.
Hoje é sábado, dia de resenha e desejo a todos um lindo final de semana.
O livro que apresento-lhes foi cedido em parceria com a autora Lilian Farias e que causou muita polêmica em seu lançamento.

Antes de falar do livro em si, gostaria de contar que conheci Lilian num evento que aconteceu no Rio de Janeiro, o Mochila Literária, e lá fiquei muito impressionada com seu desabafo sobre os problemas que ela estava enfrentando para lançar seu livro (que é homoafetivo), o preconceito e as agressões. 

Adicionei a Lilian no facebook e a conversa fluiu naturalmente, hoje posso dizer que nos tornamos amigas e que pode contar comigo para o que precisar! Tomei suas dores em certos momentos e posso dizer que lutamos pelo mesmo lado.

Agora voltando ao livro, eu estava super ansiosa para conhecer essas mulheres que não sabem chorar e, meus amigos, valeu a pena. Continuem a leitura que vou dizer os motivos.

Título: Mulheres que não sabem chorar
Autor (a): Lilian Farias
Editora: Literata
Ano: 2014
Páginas: 170

Mulheres Que Não Sabem Chorar conta a história de duas pessoas que se reconhecem como mulheres e que se amam em toda a sua plenitude. Desse amor renascem sentimentos que outrora fora reprimidos: dores; curas e anseios sobre o próprio amar e ser amada. Duas mulheres que precisam quebrar o pior e mais severo dos preconceitos: aquele que habita em nossas entranhas! Mais que uma relação homoafetiva, Mulheres que não sabem chorar nasceu dos meus 40 dias no deserto, durante todas as privações e isolamentos sociais. O deserto me ensinou a recolher e emanar as minhas ancestrais para me dar vida própria e encarar o mundo, depois soprei nas palavras da vida, que pulsava nas minhas veias, a força de Ísis.

No inicio do livro conhecemos um pouco da vida de Marisa, uma mulher que foi criada sem afeto dos pais e que sofria castigos sem motivos. Sua família não tolerava diferenças. O que só melhorou quando a mãe faleceu. Se tornou má, indiferente, intolerante e só se dedicava ao trabalho.

" 'Amai ao próximo como a ti mesmo' era só o que ela sabia dizer. Não amava a filha, não se amava e queria amar ao próximo." 

Olga é uma mulher sofrida, que foi reprimida pela mãe que, por motivos dela, apanhou por essa escolha. Se casou com um bom homem e tiveram uma filha, mas Olga não encontrava o amor dos dois e só se entendia com a bebida. Se tornou uma mulher amarga, desacreditada, relaxada, vulnerável e alcoolista.

" Diariamente eu dormia nos bares e, quando acordava pedia outro gole. Houve épocas que vendi parte da mobília da casa... ... o que tinha de ouro e mais valor, meu ex-marido levou, disse que era para o futuro de nossa filha. Vendi meus livros da faculdade..." 

Olga e Marisa são vizinhas e vivem brigando. Marisa odeia a bêbada que faz baderna na rua e anda como mendiga. Poderia morrer que ela não ligaria. Até o dia em que Marisa escuta gritos de mulher na rua e, por instinto, pega a primeira coisa pesada que vê na frente e sai a procura da vítima, até que ela mesmo se surpreende com seus próprios atos. Será que partir daí a relação entre as duas muda?
...

O livro é contado em capítulos curtos, ora por Marisa e ora por Olga. Conhecemos um pouco sobre a juventude e criação das duas e os  motivos por serem como são. Isso tudo é revelado aos poucos durante a leitura. 

Os capítulos têm nome de flores, que tem seu significado na parte de trás do livro, e encaixam perfeitamente no que acontece. 

É difícil falar sobre ele sem soltar spoiler, mas posso dizer que em certo momento elas irão se envolver (isso já foi divulgado) e as atitudes desesperadas dessas mulheres são reais. Fiquei chocada com certas passagens, justamente por saber que isso acontece, infelizmente.

"- Nada. O que ele fez é algo tão rotineiro e comum nas ruas, já me acostumei. Talvez seja uma espécie de castigo dos céus pelas burradas que faço da minha vida."

Depois do livro conhecemos outros personagens: Dulce, Fausta, Rômulo, Ana.... E cada um tem seu "pouco" de sofrimento, o que nos faz entender coisas que no início parecem um pouco soltas. Impossível não se comover. 

Num ato de desespero Olga comete um erro e Marisa piora as coisas. Neste momento a pessoa aqui, gritou no quarto: EU NÃO ACREDITO QUE A LILIAN FEZ ISSO!!! NÃOOOO!! 
E sai eu pela sala, de cara emburrada e falei pro meu marido: "Rodrigo, a Lilian é muito má" e peguei o computador. Ele disse: "E você vai xingar muito no twitter!".. E fui reclamar com ela... 


Parando para analisar bem, não foi o final que eu queria, mas me fez chorar e refletir sobre como seria, se fosse diferente. Conseguiram entender?? Hahahaha, leiam e compartilhem comigo! PLEASEEEE!!!

A minha personagem favorita foi Olga, por sentir que ela era mais livre, mais sentimento, mais emoção e pela carga e peso de sabedoria que essa mulher carregou. No início não gostei muito da Marisa, mas não consegui ter raiva dela... Não sei o porquê!

Outra que mexeu muito comigo foi Dulce. O QUE FIZERAM COM A POBRE, BRASEWW?? Deu vontade de entrar no livro, abraçar ela e dizer: Eu tô aqui contigo! - chorei.

"Marisa nunca esquecia ou perdoava. Decerto aquela não é uma cena que se esquece, mas devemos ter cuidado com a maneira como nos portamos no mundo, o bumerangue que lançamos pode voltar com fúria insuportável."

No final do livro conhecemos outros personagens e as páginas passam mais rápido. Daria um livro para cada um! Já que ficou um gostinho de "quero mais", sou a favor de contos sobre eles.

Antes de terminar, fiquei imaginando algumas personagens... Sou daquelas que mesmo quando está escrito que ele é moreno de olhos castanhos, eu imagino ele loiro dos olhos azuis... Não adianta, minha mente não obedece! Na minha cabeça Marisa é morena e Olga, ruiva. Ambas na faixa dos 50 anos.

Luiza Brunet seria minha Marisa.

Julianne Moore seria a Olga (na minha cabeça ela é ruiva).

E a Dulce Maria seria a Dulce.

Gostaria de finalizar dizendo que o livro é ótimo, não é uma leitura "pesada" como certas pessoas pensam que é. Há livros bem mais eróticos e que muito menor de 18 anos lê. A capa e a diagramação são lindas. As folhas são amarelas e a letra é maiorzinha, o que deixa a leitura bem confortável.

O que me deixou um pouco triste com a editora foram os problemas de digitação... São muuuuuitos, o que é uma pena, pois o livro é bem bonito. Você consegue ler sem problemas, mas são coisas tão bobas. Espero que a editora conserte nas próximas edições!

Livros da Lilian e minhas bochechas.

Bom gente é isso, livro super recomendado e só vou tirar uma coruja por causa desses erros. Espero que curtam e leiam de mente aberta!
Beijos
Priscila Domingues


17 Comentários

  1. Não conhecia o livro, é apesar de não ser um gênero que eu curta muito, fiquei bastante curiosa pra saber esse final que te deixou desse jeito, hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Pri, eu sei que infelizmente esse tipo de história sofre tanta preconceito.
    Eu também recebi o livro para parceria e será uma das minhas próximas leitura, então assim que ler vamos trocar figurinhas kkkkk

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Olá Pri,
    estou com Mulheres que não sabem chorar aqui em casa, ou pelo menos estava. Uma das moradoras da casa que é bi se interessou pela história e eu emprestei o livro a ela antes mesmo de ler T.T Agr q sei q tem um final BOOM eu já quero de volta kkk
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  4. Olá Pri,
    não conheciia o livro , mas você diss que não tem uma leitura muito pesada..então fiquei bastante aliviada kkkk .fiqueii coom uma vontade enormee de ler ele..
    espero ter a grande oportunidade logooo..
    que pena pelos erros de digitação ..mesmo assim quero muito ler ele ushausuah beiijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Eu também não consigo seguir as descrições dos personagens *-* nem sei quem eu imaginei enquanto lia o livro, mas assim como você, fiquei emburrada quando terminei o livro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri, tudo bom?
    Eu estou bem com vontade de ler os livros da Lilian, porque tenho ouvido falar bem pela blogosfera. A capa, apesar de ter rosto de uma personagem é linda, e tem um ar retrô que eu amo. Quero ler O céu é logo ali também. E eu amo a Julianne Moore, nossa ela é muito linda!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Pri, não tenho muito interesse nesse livro, não pelo conteúdo homossexual, já li vários livros com esse conteúdo e alguns estão até na minha lista de favoritos, mas pela história mesmo que não me interessa. Beijos

    ResponderExcluir
  8. A capa é linda, pero, eu não compraria o livro.
    Sério, riu demais com os comentários que colocas do teu marido. E ai, o que deu com a Lilian, xingo?
    Beijinho.
    PS: amei a resenha.

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Não conhecia o livro nem a autora, mas fiquei apaixonada pela capa do livro e depois conhecendo um pouco mais do que se trata, acho que iria gostar bastante de lê-lo. O enredo parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda me era desconhecido a existência deste livro, mas logo que o vi por aqui me despertou a curiosidade.
    Vi a capa, o titulo, e agora a sinopse e culminou na resenha. Pronto, muitos motivos para querer ler este livro.
    Uma história que eu preciso verdadeiramente ler. E ter uma visão clara dela.

    Muito boa.

    Jônatas Amaral
    alma-critica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá! Gostei bastante de sua resenha, acho que me daria bem com essa leitura. Mas confesso que não conhecia a autora. Parece uma leitura um pouco pesada, por traumas de passados e tal. Mas eu teria o prazer de ver.

    Bjo
    E sucesso para a autora.
    Leitura de Ouro - http://leituradeouro.blogspot.com.br/
    @LeituraDeOuro

    ResponderExcluir
  12. Nossa. Que história intensa é essa. To abismada com seus comentários. Não esperava isso tudo do livro. Você me fez ficar curiosa em relação a personagem e vou tentar ler. Quero comprovar tudo que você diz aqui. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pri,
    Eu não conhecia a Lilian Farias, mas desde que vc mencionou ocorrido no evento,do desabafo dela, sobre as críticas e os preconceitos que sofreu por causa do livro, me deu mais vontade de ler, nao sei por que mais me interesso muito por livros que fale sobre desses assuntos homoafetivos, um obra que gostei muito foi O Diário Roubado, fala isso dessa relação entre duas mulheres em uma época muito preconceituosa. Espero ler brevemente o livro Mulheres que não sabem chorar.
    Beijos,
    @ninh@
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Resenha maravilhosa Pri. Não conhecia o livro, mas os trechos e a sinopse me deixaram bem curiosa pra ler. Gosto de histórias com dramas e onde não tem sempre só um personagem que passa por situações difíceis. Tenho amigas de são homoafetivas, e muitas pessoas não entendem e não aceitam que elas são normais como todas nós, cada um tem suas escolhas. Fiquei realmente muito empolgada, ele já entrou para a minha listinha de compras

    ResponderExcluir
  15. Acheii bem interessante o livro e muuito bem feita e
    com historia bem rica e detalhes

    ResponderExcluir
  16. Nem acredito que a autora teve que enfrentar um monte de problemas para publicar um livro homoafetivo, realmente não vejo problema algum nisso, sendo amor verdadeiro para mim é o que vale, seja entre homem e mulher, mulher com mulher ou homem com homem!
    Logo de cara, gostei da capa do livro, achei ela bem impactante e quando li a resenha percebi que ela combinava perfeitamente com a história. Parece um drama bem escrito, com as explicações necessárias sobre os passados de Marisa e Olga para entender suas personalidades do presente. O que eu achei bem interessante foi o fato que ambas eram infelizes, mas quando se amaram encontraram a felicidade; Uma pena que pelo o que eu percebi, algo de ruim vai acontecer no final, para você ter ficado tão chateada com a autora rs rs...
    No mais gostei bastante da resenha, principalmente a parte que você caracterizou os personagens em suas mentes com as atrizes e modelos das fotos, ficou maraaa!! Um beijo

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que boa descoberta tive ao ler sua resenha! Não conhecia o livro, aliás, nem a autora! E me agradou demais ler a sua resenha, fiquei bastante curiosa pra saber mais sobre essas duas mulheres e me envolver com a história! Não é sempre que encontramos livros com personagens "imperfeitos" e complexos... gosto de uma leitura assim de vez em quando, quebra a rotina e nos faz refletir sobre muitas coisas! Enfim, já estou o adicionando a minha lista de desejados! Parabéns pela resenha! Bjs!

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.