Lendo...

Lendo


As pessoas "normais" devem se perguntar: Por que diabos você iria querer fazer isso??

Simples: É muito bom. Te dá uma quantidade espetacular de idéias. Ajuda a pensar mais minuciosamente. É melhor que TV e até mesmo que a internet. Faz você compreender melhor o mundo. Já disse que é muito bom?

Nós que somos blogueiros, não temos salário e bancamos a maioria dos nossos livros (pelo menos eu e a maioria dos meus amigos) e logo nos vemos abarrotados de livros de parceria, que temos o compromisso de ler e resenhar. Os que queremos ler acabam ficando de lado, para aquele momento "quando der" e isso vai só juntando pilha.

Além desse detalhe que contei aí em cima, temos um mundo por detrás do notebook. Temos marido, casa e filho pra cuidar, roupa pra lavar e passar, comida pra fazer, estudar, trabalhar... As responsabilidades vem em primeiro lugar e o lazer, que seria a hora da leitura tranquila, é trocada facilmente por  momentos de soneca!

Quando eu era solteira lia um livro em dois ou três dias, mas também morava com meus pais e não fazia nada pra ninguém. Então aí ficava fácil fácil. Nos dias atuais, com esse tanto de afazeres, eu acabo demorando mais e dependendo do livro, levo até um mês.

Li um artigo na internet (aqui), que a pessoa ensinava um "passo-a-passo" pra ler um livro em uma semana. Fiquei curiosa e resolvi mostrar a vocês... Vai que ajuda a mais alguém?!

1- Por que um por semana?
Primeiro: por que tantos? Por que não dizer apenas “leia mais”? 
Eu diria que setando uma meta maciça, algo louco para alguns, um livro por semana, realmente ajuda. Então colocar uma meta maciça vai fazer com que você leve isso mais a sério.
Faça sua meta maciça e irracional para que você pire um pouco. :)

2- Um dia por vez


A média de páginas dos livros que geralmente leio é de entre 100 e 200 páginas. Quando vou a um consultório médico ou laboratórios, onde sei que a espera é grande, quase leio um livro inteiro. Mas como nem todo dia é assim, decidi ler 40 páginas por dia. Foi uma meta fácil e dobrável, que não parece tão assustadora como quase 50 livros por ano.

3- Faça uma rotina e mantenha-a
Hoje eu tenho o hábito de levantar, tomar banho e fazer minhas coisas de casa (comida, lavar roupa, lavar quintal e etc), depois do almoço eu arrumo cozinha e trabalho um pouco até as 20h. Meu horário de ler é antes de dormir. Só fecho o livro depois de ler as 40 páginas. Tenho a mania de marcar de 40 em 40, porque aí vou vendo o meu "andamento", além de colocar no skoob.
Por que eu faço isso dessa forma? Por que eu sei que minha força de vontade não é das melhores. E eu estou contando com que você também possa admitir isso sobre si mesmo, e fazer dessa forma vai te ajudar a por as coisas no lugar.
Ah, e uma dica: Você pode fazer isso com todos os hábitos: deve interligá-los para que eles funcionem.

4- Use cada segundo
Se você usa transporte público, use. Se você tem um horário de almoço, use. Até na fila do mercado eu já usei! 
Algo que eu reparei é que a habilidade de abrir seu livro rapidinho e dar uma lidinha em 2 páginas ajuda significantemente, principalmente em te manter focado e não te fazer desistir, o que será sua principal ajuda e vai te recompensar com sentimentos muito bons. Além dessas páginas extras te ajudarem a ganhar tempo com livros realmente densos e que te farão sentir que vale a pena gastar um tempo a mais com eles.

5- Tudo bem em desistir… mais ou menos

Se algo tá sendo ruim (ou difícil de manter), tudo bem deixar de lado – por enquanto. 
Você pode fazer isso quando estiver apto a aguentar essa programação e ela não vai bagunçar sua vida. Daí você pode voltar a sempre ler um pouquinho daquele livro até que você termine-o.

6- Tudo bem em trapacear
Sua hora tá chegando, e você acha que não vai aguentar? Caramba! Beleza, é hora de trapacear. Escolha um livro curto e leia, algo que você pode já ter lido antes, se divertido bastante, e dê pra distrair legal.
Mas aí você me diria “Isso é trapaça!”. E eu tenho que concordar. Mas o termo ‘trapacear’ para te ajudar a ter sucesso numa longa jornada é mais importante do que a ideia dificil de engolir que cada livro que você ler deve ser tão pirador.
O objetivo é enriquecer sua vida, e não para te fazer se sentir mal.

7- Nunca atrase
Nunca “deixe essa passar”, dizendo que vai voltar mais tarde. Seu prazo vai te ajudar a se manter nos eixos, mas atrasar vai te fazer se sentir inútil e vai te fazer considerar desistir. Você tem que controlar seu estado emocional para não deixar chegar a esse ponto, sentindo que não tem chances, etc… e você faz isso se mantendo na programação. Não deu pra ler as 40 páginas, leia 30, leia 20, leia 2, mas leia!

Conclusão
Ler é maravilhoso, te faz viajar sem gastar e sem sair de casa!
Você que não te o hábito da leitura, leia menos páginas se achar que a quantidade é muito "punk". Leia 10 por dia, leia 5, mas crie o hábito. Eu sou uma pessoa muito mais feliz com meus livros! 
Toda a sabedoria do mundo está contida em livros – a grande maioria não está na internet ou é conhecida pelas pessoas no seu grupo social, portanto isso pode te ajudar bastante a expandir a sua sabedoria, se você deixar. 
Então comece hoje e já vai se acostumando para o ritmo do ano que vem!


Espero que tenham gostado e que ajude!

Beijos
Priscila Domingues


15 Comentários

  1. Boa dicas.
    Antigamente eu lia em média até 200 páginas por dia, mas hoje em dia a vista cansa muito mais rápido rsrs.
    Acho muito triste não ter a habilidade de ler em livros, seria legal em dias de transito intenso, mas eu acabo ficando tontinha :p

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei! rs
    Quando eu era mais nova, lia bem mais mesmo, mas agora no 8º perídodo de Letras e blogueira, o que quero fica realmente um pouco de lado.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais complicado mesmo.. Minha época de fculdade eu quase nao lia nada... Só nas férias!

      Excluir
  3. Antigamente eu lia um livro em uns 3 dias, devorava o livro rapidinho. Agora com a faculdade, não consigo ler 1 livro a cada 3 meses, tá muito complicado! A faculdade que eu faço tem muito cálculo, muita leitura e muito trabalho, aí fico sem tempo pra ler os livros que quero :/
    Mas eu achei bem legal esse passo-a-passo, quando puder vou usá-lo, haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pri, eu tento ler todo dia um pouco, meu tempo é mega corrido, mas sempre que tenho um horário vago na faculdade eu pego meu livro e leio (é mais interessante do que estudar para aquela prova chata que tenho na outra semana kkkk). Tento não fazer da leitura algo obrigatório, por isso não proponho uma meta para mim mesma, porque se for obrigatório fico com preguiça e não faço o que tenho que fazer. Tenho registrado o número de livros lidos a cada mês e o único mês que li menos de quatro foi Agosto, li apenas 3 livros, mas foi um mês tão tenso que não me importo muito, meus outros meses possuem bons números, de 5 à 9 livros por mês e eu reli muitos livros esse ano. Amo reler livros e não vejo isso como uma trapaça, estou relendo no momento toda a série Percy Jackson e o livro que estou lendo, A Maldição do Titã, é a quinta vez que leio e pretendo ainda reler muitos outros da minha estante que estou com saudades kkk. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei as dicas. Eu sempre leio dois livros de cada vez, o que ajuda bastante também. Esse ano já consegui ler 45 livros, o que é uma vitória, já que sou bem lenta para ler.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Isso é algo que estou percebendo : meu ritmo de leitura esta diminuindo com o passar dos anos ... as vzs penso em aumentar o ritmo de leitura... mas infelizmente já estou no meu máximo. vamos dizer que quando tinha la pelos 16 anos lia em media 200 paginas... esse ritmo esta reduzido para ( bem menos)

    ResponderExcluir
  8. Há uns dois anos, eu chegava a ler por vezes dois livros por dia, mas como chegou a minha princesinha (Nicoly, minha irmã) e logo em seguida chegou o meu príncipe (Davi, meu irmão), eu já não leio tanto quanto eu lia. O que pra mim ta tudo ok, porque o que eu mais amo fazer no dia a dia é ajudar a cuidar deles. e faço com todo o prazer do mundo, e jamais vou reclamar. Então, eu divido meu dia. Ajudo a arrumar a casa, enquanto eu e minha mãe cuidamos deles, e depois quando as tarefas estão prontas, aí sim, eu pego o meu livro ou meu Kindle, e sento no sofá (detalhe: de minutos em minutos eu tenho que deixar a leitura de lado pra ver o que os atentados estão aprontando, porque eu não gosto de deixar eles muito tempo fora das minhas vistas.), aí eu leio por umas seis horas mais ou menos. E assim vai.

    ResponderExcluir
  9. Hahahaah adorei as dicas, mas eu não estou conseguindo mais ler um livro por semana, antes eu fazia isso, estou meio que sem tempo agora que estou trabalhando, ai fica dificil ler já tem duas semanas que estou com o mesmo livro "choro" :( mas pretendo mudar isso logo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri. Tudo bem?
    Para começar adorei esse gif. Nem me fale, o que me cansa e desmotiva como você mesmo disse é o fato de ter muitos de parceria pra ler e poucos que eu goste, o que é oposto de você. Então estou fazendo isso, voltando a ler no intervalo do IF, quando chego pois chego cedo. E estou me sentindo bem, já li 3 livros. Não gosto de impor metas, pois sou péssima pra cumprir, a não ser que seja competição. AHAHHAHA Mas espero continuar lendo como estou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Acheii a dicas muiito util, irei usar sem duvidas!
    E como vc disse e muito dificil por uma serie de motivos , seja escola, casa, marido ou filhos
    mais e so deixar um tempinho e fazer de uma rotina que a gente consegue !!
    Achei incrivel o post pois de fato ajudara muuuuuuuuuuuito !

    ResponderExcluir
  12. Primeiro adoro esse gifs que você coloca nos posts!
    Segundo minha média de livros é muito maior, leio livros de 400 páginas para cima e as vezes consigo fazer isso em 2, 3 dias ou até levando uma semana, como minha vida é muito corrida não consigo estabelecer uma rotina muito certa para ler, se a história me prender com certeza só paro quando terminar nem que vire a noite, minha força de vontade também não é das melhores e as vezes dou uma trapaceada com as leituras, mas sempre acabo compensando depois, um tutorial muito adequado para quem conseguir ler mais e não em um tempo muito grande.

    ResponderExcluir
  13. Olá Pri!!
    Amei suas dicas de como ler um livro, estou precisando por essas regras em prática, pois estou lendo muito pouco, tenho muitos livros que quero ler, vou tentar segui-las, colocar metas de leituras por dia.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pri,
    Adorei a postagem, afinal dicas para ajudar a ler mais sempre é bem vinda.
    Eu costumo marcar igual a você o tanto de páginas que preciso ler por dia só pra ver se cumpri com o planejado ou não, e quando passo da meta fico muito feliz.
    A unica coisa que as vezes atrapalha são as ressacas literarias.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.