Lendo...

Lendo

Título: O Que Me Faz Pular
Autor(a): Naoki Higashida
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 192


O livro foi escrito originalmente em japonês por um menino autista de 13 anos chamado Naoki Higashida, que utilizou formas não convencionais de comunicação para expressar tudo aquilo que ele sentia.
O livro é dividido em duas partes: Na primeira delas encontramos uma espécie de manual do autista. Por meio de perguntas e respostas, Naoki nos ensina porque os autistas fazem certas coisas, do que eles gostam, do que não gostam e principalmente fala como os autistas se sentem em relação à própria condição.

“Quando eu era pequeno, nem sabia que era uma criança com necessidades especiais. Como desco­bri? Com os outros me dizendo que eu era dife­rente de todo mundo, e que isso era um proble­ma. Pura verdade. Para mim, era muito difícil agir como uma pessoa normal. Até hoje eu não consigo ‘fazer’ uma conversa de verdade”.

 Muitas das respostas dadas por Naoki são como um verdadeiro tapa na nossa cara! Nos julgamos tão normais e tão capazes… Por vezes nos sentimos melhores que os outros e agimos com superioridade… Julgamos os outros e apontamos defeitos das pessoas sem pensar em seus sentimentos. Achamos que sabemos o que é certo e errado. Condenamos aqueles que são diferentes de nós. E por quê? Será que não é possível conviver com as diferenças? Será que não podemos aprender mais sobre os outros?

"Você gostaria de ser “normal”? “Em poucas palavras, aprendi que cada ser hu­mano, com ou sem deficiências, precisa se esforçar para fazer o melhor possível e, ao lutar para conse­guir a felicidade, ele a alcança. Veja bem, para nós o autismo é normal, então não temos como saber o que os outros chamam de ‘normal’. Porém, a partir do momento em que aprendemos a nos amar, não sei bem se faz diferença termos autismo ou não.”

Os autistas são grandes vítimas da ignorância das pessoas que os tratam como retardados, como malucos, como incapazes! E o que Naoki nos mostra é que isso é a maior bobagem. Com apenas 13 anos ele foi capaz de se expressar de maneira brilhante, de mostrar ao mundo que o autista é perfeitamente normal, dentro de uma normalidade diferente!

Na segunda parte do livro encontramos um conto escrito por ele. Olha que brilhante!
Eu tenho um primo com autismo e o livro me ajudou a entender melhor certas coisas. Tratá-lo como uma pessoa "normal" foi a principal delas.

O livro com uma capa mais do que linda. Ela é brilhante e de um azul tranquilizador (que é a cor do autismo), a letra é agradável e as páginas amarelas, o que me dá mais conforto na hora da leitura.

Recomendo o livro pra quem gosta de conhecer um pouco mais sobre o tema e, principalmente, pra quem conhece alguém com autismo.


Espero que gostem e até a próxima!


16 Comentários

  1. Oi Pri, tudo bem?
    Quando ele foi lançado eu fiquei interessada pela capa, esse efeito que fizeram.
    Esse é um ótimo livro para quem convive ou quer conhecer sobre o autismo. Realmente nós tomamos cada atitude, julgar se mostra tão mais fácil, as vezes fazemos de maneira sem pensar. Legal não sabia que o azul era a cor do autismo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ainda não conhecia o livro, mas adorei, quero muito ler, ainda não li nada sobre o autistas por isso não conheço muito sobre mas sempre tive curiosidade em saber mais e com certeza acabamos julgando quando não conhecemos, quero muito ler o livro do Naoki Higashida !!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo livro para quem gosta de saber mais sobre o autismo e sobre como as pessoas julgam tudo e todos

    ResponderExcluir
  4. Wow 13 anos?
    Isso é gênial. Esse com certeza é aquele livro que quando você termina, passa a ver as coisas de outra maneira.
    Adorei a resenha Pri, e os quotes que escolheu deram um toque a mais; Você passou muito bem tudo que o livro retrata, Parabéns.
    Beijos ♥
    Lost Words

    ResponderExcluir
  5. Incrível o menino de apenas 13 anos escrever um livro sobre um tema tão complicado. É realmente muito importante ter empatia, principalmente quando é o caso de necessidades especiais. Muitas vezes nós julgamos sem saber o que a outra pessoa está passando ou até mesmo temos certa dificuldade em conviver com o que é fora do comum. Achei genial a frase "o autista é perfeitamente normal, dentro de uma normalidade diferente".
    Adorei a resenha. É sempre válido distribuir essas informações para evitar mais ignorância. Parabéns por retratar o livro de maneira excelente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro, Hein?
    já li vários livros que falam de determinadas doenças, mas nada como ler um livro escrito por uma ´pessoa que realmente sabe do assunto. Fiquei impressionada com o conteúdo da resenha, pretendo ler com certeza.

    ResponderExcluir
  7. Esse parece ser um livro muito bom, que faz o leitor pensar e rever muitas coisas, não é o tipo de livro que tenho o costume de ler mas gostei muito da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, não sabia que esse livro tratava de autismo!! Fiquei super interessado em ler, acho que irei tirar grandes lições de vida. Quem nunca julgou ou condenou o próximo, ou até mesmo se achou superior perante outra pessoa? Enfim, acho que belos ensinamentos estão contidos nessa obra. Amei a resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tinha ouvido falar, mas fiquei com muita vontade de ler, com certeza um livro muito emocionante e mostra que podemos superar tudo na vida. Recentemente, li Passarinha com o tema autismo e gostei bastante, espero me fascinar com este também.

    ResponderExcluir
  10. Oiiee,
    Eu já tinha ouvido falar do livro e tenho super interesse em ler ele, li Passarinha que falava de uma menina com autismo e amei, espero poder ler O que me faz pular em breve e me encantar com essa historia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Não tinha ouvido falar do livro, mas me interessei muito. Confesso que não ligo muito pra esses tipos de livro, mas esse é um assunto que me deixa curiosa, até mesmo porque tenho um priminho assim e nunca conheci ninguém assim antes.

    ResponderExcluir
  12. A capa é realmente linda e os quotes também.

    ResponderExcluir
  13. Linda resenha, eu pude perceber como esse livro realmente é emocionante. Fiquei encantada com a história dele, eu sempre quis saber mais e entender o autismo, e vou colocar esse livro na minha listinha porque acho que ler as palavras dele vai ser algo que não conseguirei colocar em palavras.

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li nenhum livro com a temática do autismo, mas tenho certeza que aprenderei muito quando ler. Achei muito interessante esse livro porque o próprio autista fala com o leitor. Deve ser uma leitura emocionante e bastante enriquecedora. Gosto de livros assim que me fazem pensar em várias coisas.

    ResponderExcluir
  15. Eu conheço várias pessoas com autismo e sempre procurei saber mais sobre isso e principalmente entender como eles viam o mundo e sua própria condição, coisa que o autor conta no livro.
    Já havia visto algumas vezes O Que Me Faz Pular, mas nunca soube ao certo o que esperar, sua resenha abriu meus olhos para essa leitura necessária, fiquei surpreso pela idade do autor, escreveu um livro tão completo com apenas 13 anos, ler um livro assim é sempre bom, serve como alerta e nos mostra que todos somos diferentes e o correto está em aceitar e mais que isso respeitar as diferenças entre nós. Quando eu tiver podendo comprar algo, comprarei esse e farei a leitura, a capa é muito bonita mesmo, imagino que seja mais pessoalmente, simples, mas cumpre chama nossa atenção. Mais um livro que vai para a lista.

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Não conhecia o livro ainda, mas eu adoro esses livros que nos mostram uma realidade que temos dificuldade de ver ou que nos tirem alguns preconceitos, entende?
    Eu quero muito ler o livro dele, principalmente pq eu estou curiosa pra ler o conto hahahaha

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.