Lendo...

Lendo


Oláaaa corujitos!!!

Vamos a mais um livro do Desafio Literário!!!
(http://www.naparededoquarto.com/p/blog-page.html) Resenha participante do desafio "Um livro por mês, todos os meses do ano" do blog Na Parede do Quarto/ Mês: 03 / Tema: Clássico Mundial


1984 - George Orwell

Sinopse:
Winston, herói de 1984, último romance de George Orwell, vive aprisionado na engrenagem totalitária de uma sociedade completamente dominada pelo Estado, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro.'


Resenha:
1984. O livro se passa em uma época que, para nós, há muito já se foi, mas que na data de sua publicação (1949) ainda se tratava de um futuro longínquo. George Orwell com sua obra criou um futuro distópico para nosso mundo e, como quase todo livro desse tema, retrata uma possibilidade de futuro que pode não estar tão longe de se tornar realidade.

O protagonista, Winston é um homem silenciosamente revoltado com as condições políticas de seu país. No decorrer da história seu ódio pelo Partido vai se aflorando, de forma que fique cada vez mais difícil esconder suas verdadeiras opiniões a respeito de toda a situação. 

O clássico de Orwell retrata um mundo onde praticamente não existe liberdade. Cada movimento é vigiado pelas Teletelas, que são espécies de televisão que não só podem transmitir como também recolhem imagens do que estiver à sua frente. 

O Partido, ou, O Grande Irmão controlam tudo. E Winston percebe que não importa o que faça, o Partido tem suas formas de descobrir a verdade. Winston não pode escapar do Partido, mas não consegue entender as motivações da forma do mesmo agir. 

O livro traz uma grande reflexão sobre as motivações da guerra, sobre as formas do governo impor controle à população e sobre como a mente humana pode ser influenciável pela mídia. 

1984 traz uma excelente mensagem do que nós não queremos nos tornar, e do quão perigoso um regime totalitarista pode vir à ser. Temos exemplos em nosso mundo de governantes como Hitler, Stalin e Mussolini que não economizaram em tirania e mostraram à todo o mundo como o poder concentrado nas mãos das pessoas erradas podem ser devastadores à população. George Orwell com seu livro fez uma crítica clara à esses tipos de governantes, alguns dos quais certamente foram inspiração para sua obra.



Avaliação:

Beeijos e até a próxima!



5 Comentários

  1. Eu sou doida por distopias, não nego! Essa é uma das clássicas que esta na minha lista de leitura e ainda não concretizei. Vergonha#
    Mas sua resenha ficou DIVA!!
    Vou procurar um jeitinho de compra-la.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito interessante e sim, um clássico. Não tenha vergonha pq tbm só li agora! hahahaha...

      Bjos

      Excluir
  2. Oie Pri :)

    Eu estou doido para ler esse livro, adorei sua resenha você escreve muito bem meus parabéns, adoro tudo o que envolva Stalin então... beijos estarei no blog sempre :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta e segue :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, você não vai se arrepender!
      Obrigada pela visita e comentário, já estou fazendo visita!! =)

      Adorei o nome do seu blog! Bem a minha cara! Hahaha...

      Excluir

Faça uma blogueira feliz... Comente ;P

Tecnologia do Blogger.